A pergunta que mais ouvimos
Quando alguém nos telefona pela primeira vez, a pergunta quase nunca é sobre preços ou prazos. É mais simples e mais honesta: o que é que vai acontecer quando eu lá for? Percebo bem a hesitação. Muitos proprietários chegam com a ideia de que vão ser avaliados, pressionados ou levados a decidir algo no próprio dia.
Nada disso acontece. A consulta inicial é uma conversa de uma hora, em Tomar, na Rua Serpa Pinto, sentados à mesa, com tempo para falar do imóvel e da vida de quem o possui. Não se assina nada, não se escolhe nada e ninguém sai com a obrigação de voltar.
Escrevo estas linhas nestas semanas de outono, uma altura em que muitas pessoas começam a olhar para a casa fechada ou para o apartamento herdado e a pensar que o próximo ano não pode ser igual.
Como decorre a hora, passo a passo
Começamos pelo imóvel, mas não pelas paredes: pedimos que o proprietário nos conte a história da casa. Quem a habitou, há quanto tempo está sem uso, o que já tentou fazer com ela. Estas respostas dizem-nos mais do que uma ficha técnica.
Depois passamos à situação de quem decide. Interessa saber se há outros herdeiros, se existe algum prazo familiar, que tipo de envolvimento a pessoa quer ter no futuro, e que preocupações pesam mais. Tudo o que for dito fica entre nós e serve apenas para orientar o trabalho seguinte.
Na parte final, falamos de objetivos e de limites. Há quem queira apenas perceber se vale a pena fazer alguma coisa. Há quem já tenha duas ideias e precise de as comparar. Nós ouvimos, tomamos notas e explicamos que passos poderiam seguir-se, sem os impor.
- Primeiro, a história e o estado do imóvel
- Depois, a situação e as preocupações do proprietário
- No fim, os objetivos e os passos possíveis
O que convém levar consigo
Não é preciso preparar uma pasta completa, e dizemo-lo logo ao agendar. Ainda assim, alguns papéis ajudam a conversa a render. A caderneta predial e a certidão do registo permitem confirmar a identificação do imóvel e quem figura como titular. Se existirem, plantas e fotografias recentes poupam-nos perguntas.
Se o imóvel resulta de uma herança, traga o que tiver sobre a partilha, mesmo que esteja incompleto. Dizer-nos que ainda falta resolver algum ponto é perfeitamente normal e não complica a consulta; apenas nos indica que a ordem dos passos terá de ser outra.
Quem não tem nenhum documento à mão pode vir na mesma. Muitas vezes a primeira hora serve precisamente para perceber que papéis são necessários e onde se pedem, e a nossa colega Marta Cardoso explica com calma como fazê-lo.
- Caderneta predial e certidão do registo, se as tiver
- Plantas ou fotografias do imóvel
- Documentos da herança, mesmo que incompletos
- Uma lista das dúvidas que mais o inquietam
O que não se decide nesta conversa
É importante dizer com franqueza o que a consulta inicial não é. Não é uma avaliação formal do valor do imóvel, não produz um relatório escrito e não compara ainda alternativas de utilização. Essas tarefas pertencem a outros serviços, que só avançam se o proprietário o pedir.
Também não fazemos promessas de rendimento. Mesmo com muita experiência, ninguém pode garantir quanto um espaço vai render, e desconfiamos de quem o faça. O que podemos dizer, no fim da hora, é que caminhos nos parecem razoáveis e quais exigiriam mais informação antes de se pensar neles.
Há ainda decisões que cabem apenas a si e à família: vender, manter, arrendar, ocupar. Ajudamos a organizar o pensamento, mas a escolha é sempre de quem é dono da casa.
Dúvidas habituais antes de marcar
Perguntam-nos muitas vezes se é preciso trazer o imóvel à consulta. Não é; a conversa decorre no nosso escritório. Se mais tarde for útil, o analista António Ferreira combina uma visita ao local, mas isso é outro passo e outro serviço.
Outra dúvida frequente é se pode vir acompanhado. Pode e, em muitos casos, recomendamos: um cônjuge, um filho ou um irmão que partilhe a decisão. Ouvir tudo ao mesmo tempo evita mal-entendidos em casa depois.
Por fim, há quem receie não saber explicar-se. Não é preciso falar de forma técnica. Pedimos apenas que descreva a situação com as suas palavras, e nós traduzimos o resto, devagar, com perguntas simples e sem pressa.
O que fica no fim da hora
Ao despedirmo-nos, o proprietário leva consigo uma ideia mais clara do ponto em que está. Dizemos-lhe, de forma direta, se faz sentido continuar com uma análise do imóvel, se convém primeiro tratar de algum documento, ou se talvez o melhor seja esperar e reunir a família.
Não há seguimento automático nem chamadas insistentes. Se decidir avançar, indicamos o serviço seguinte e enviamos uma proposta por escrito, com preço e o que inclui. Se preferir pensar, ficamos disponíveis pelo telefone 249 312 487 ou pelo correio eletrónico.
Muitos clientes regressam semanas depois, com a cabeça mais assente. Outros nunca voltam, e está tudo bem: a consulta cumpriu o seu papel se ajudou a ver o imóvel com mais clareza.